top of page
Buscar
  • globalpets

COMO ESCOLHER A CAIXA DE TRANSPORTE PARA O SEU PET

Atualizado: 26 de out. de 2021

Sempre que é preciso transportar o seu animal de estimação, é imperativo pensar na forma mais segura e confortável para fazê-lo, e quando se trata de transporte internacional, estes aspetos ganham uma importância muito maior e a escolha da caixa de transporte, é vital.


Por isso, neste artigo vamos esclarecer algumas dúvidas sobre como escolher a caixa de transporte ideal para o seu animal de estimação.

COMO HABITUÁ-LO?


Assim como devemos ser cuidadosos ao criar novos hábitos para as crianças, para com os animais domésticos, é muito parecido.


Por exemplo, quando em contato com a caixa de transporte pela primeira vez, a maior parte dos animais, pela sua curiosidade natural, vai entrar e sair com frequência, porém, caso ele não se habitue sem estímulos do dono, temos algumas dicas:


  • Experiências positivas: Não basta colocá-lo dentro da caixa e fechá-la, uma vez que isso pode parecer um castigo. O ideal é incentivar o pet a entrar na caixa e recompensá-lo todas as vezes que isso ocorrer. Ou seja, inicialmente, deixe o animal entrar e sair livremente, sem fechar a grade.

  • Ambientação: Os animais estão habituados aos cheiros e objetos que lhes dão segurança. Para tal, é proveitoso colocar os panos e mantas do animal dentro da caixa, assim como alguns de seus brinquedos favoritos.

  • Refeições: Algumas refeições podem ser feitas dentro da caixa ao colocar a taça de comida dentro e, deste modo, rapidamente o animal sentirá que aquele é o seu espaço.


Assim que o seu amigo de quatro patas estiver mais ambientado dentro da caixa de transporte, pode então fechar a grade. Inicialmente feche-a por curtos períodos e aumente o tempo com distrações como os brinquedos, à medida que o seu animal se habitua.

BENEFÍCIOS


Um ponto importante, é que as caixas de transporte não são feitas para o animal permanecer nelas todo o dia. Os animais domésticos precisam de socializar para se manterem saudáveis. Como tal, a caixa de transporte deve ser utilizada apenas por alguns períodos de tempo e quando necessária.


Quando há a necessidade do uso da caixa de transporte, é importante o animal estar habituado, pois assim sentir-se-á seguro, confortável e em casa.


Nestes casos existem benefícios para o uso da caixa:


  • Transporte: Para levar seu animal doméstico para um sítio mais distante de sua casa, para uma visita aos amigos, passeios ou outros assuntos, a caixa de transporte garantirá, durante o trajeto de carro, a segurança que este membro da família merece. Qualquer movimento mais brusco ou acidente (a qualquer nível), o animal estará muito mais seguro dentro da sua caixa e preso pelo cinto de segurança no banco de trás.

  • Descanso: A depender da idade do animal, a caixa pode significar momentos de paz e conforto. Quando ainda jovem, o pequeno animal terá tempos de paz e descanso das pessoas que não resistem à sua fofura. Quando mais velhos, precisam de mais descanso para suas patas que já deram (e dão) muitas alegrias aos donos. A caixa, pode ser também um refúgio de paz e sossego do animal.


COMO SABER O TAMANHO IDEAL DA CAIXA DE TRANSPORTE?


A escolha da caixa depende do animal, da raça e também de suas medidas. Tendo sempre como foco principal o conforto e segurança do animal. A imagem abaixo ajuda a tirar as melhores medidas e com elas, calcular o tamanho da caixa ideal para o animal.


Para os gatos, as medidas são as mesmas

  • Calcular o comprimento da caixa: A + ½ do B

  • Aferir a largura da caixa: C x 2

  • Encontrar a altura da caixa: D + 7


Para ilustrar melhor, damos o exemplo a seguir:

  • Medidas do animal: A=30cm / B=10 cm / C=15 cm / D=25 cm

  • Comprimento mínimo da caixa: A (30) + ½ B (5) = 35cm

  • Largura mínima: C (15) x 2= 30cm

  • Altura mínima: D (25) + 7= 32cm

  • Medidas mínimas para caixa de transporte: 35cm x 30cm x 32cm



Com as medidas do animal e os devidos cálculos, é chegado o momento de escolher a caixa. Atualmente existe a base de medidas padrão, conforme tabela abaixo. Importante lembrar que as medidas são aproximadas e que podem variar de acordo com o fabricante.


Tabela com medidas padrão de transportadoras de animais:

Com as medidas do nosso exemplo, a nossa caixa seria a primeira (053cm x 041cm x 038cm).

É importante salientar que cada animal deve ser analisado individualmente para o transporte internacional, pois pode haver uma diferença significativa nas medidas entre animais da mesma raça tendo em conta os pontos abaixo:


  • Os animais braquicefálicos são acomodados em caixas de transporte de tamanho maior que o exigido pelo porte.

  • De acordo com o CR82 do manual da IATA (Associação Internacional de Transportes Aéreos), algumas raças são consideradas perigosas e devem ser acomodadas em caixas de madeira que cumpram alguns padrões.


Caso o animal seja maior que os tamanhos acima apresentados ou possua características específicas, nós também produzimos as caixas em madeira à medida da procura deste membro tão importante da família. Se tem alguma dúvida sobre a raça do seu cão ou gato, poderemos ajudar com todas as informações necessárias.


REQUISITOS GERAIS PARA TRANPORTE INTERNACIONAL


A caixa de transporte é necessária mesmo quando for feito o transporte terrestre ou mesmo levar o animal ao aeroporto. Portanto desenvolvemos uma carrinha exclusiva para o efeito.

Em transportes aéreos ou viagens internacionais de avião, diferente dos cães-guias, a caixa de transporte é a única forma de levar seu animal doméstico. Na cabine ou no compartimento de carga, o animal deve ser mantido na caixa.


Cada companhia aérea, à parte de seguirem o manual da IATA, possui também suas próprias exigências e normas, portanto, o animal deve estar em conformidade com as regras internacionais e da companhia aérea para fazer a viagem.


Na hipótese de a caixa de transporte ser recusada pela companhia aérea (fora dos padrões acima citados), o processo será cancelado. Ou seja, apenas após a substituição da caixa de transporte recusada pela mais adequada é possível iniciar um novo processo que será posteriormente reagendado conforme disponibilidade da companhia aérea.


Para evitar tais transtornos, os requisitos geralmente são:

  • Caixa de transporte resistente

  • Boa ventilação (mínimo de 20% de sua estrutura ventilada)

  • Teto não pode ser ventilado

  • A porta da caixa de transporte deve possuir travão de segurança externo

  • Espaço que permita ao animal dar uma volta de 360º livremente, deitar-se e levantar-se de forma natural e confortável, com uma distância mínima de 7cm para o teto.

  • Não são aceites caixas de transporte com rodas ou com presilhas na fixação

  • Deve ser montada com parafusos e conter pelo menos três parafusos em cada lado.


Transportar animais de estimação pode ser um processo complexo devido às exigências das companhias aéreas devido a questões burocráticas e à diversidade de legislação aplicável em cada país, mas não se preocupe, o departamento de Pets da Global International Relocation, a GLOBAL PETS, possui uma equipa experiente e dedicada que permite agilizar o processo com uma oferta de serviços integrada e personalizada. Fale connosco! Com a Global Pets tem a garantia que estes membros tão especiais da família se reúnem rapidamente consigo no destino pretendido, com todo o conforto e segurança. Boa viagem!


165 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page